Na Ananda Marga é ensinado gratuitamente um sistema científico de meditação, chamado Sahaja Yoga, que tem por objectivo a fusão da mente do praticante na Consciência Cósmica.

Apesar de este objectivo poder parecer longínquo para o iniciante, a prática de meditação em si é uma experiência de bem-aventurança e auto-aprofundamento.

O Tantra Yoga é noventa e nove por cento de prática e um por cento de teoria. O ensino das diferentes lições de meditação depende do esforço, sinceridade e prática.

“Vale mais uma lição posta em prática do que muitas ouvidas.”

~~ Shrii Shrii Anandamurti

A meditação é normalmente considerada uma prática em que a pessoa fica sentada calmamente, a contemplar os pensamentos ou a analisar problemas pessoais. Ou ainda como um treino em que a mente não pensa em nada, dando uma sensação de paz. Mas nenhuma destas ideias corresponde efectivamente ao conceito Yogi de meditação.

A meditação é um estado de pura concentração, no qual a mente flui livremente em direcção à Consciência Cósmica. A princípio, o praticante pode ser capaz de se concentrar por apenas alguns segundos, mas com o esforço regular a sua capacidade para direccionar a energia mental aumenta.

Quando a meditação se torna tão profunda que todos os sentimentos de individualidade são absorvidos pelo pensamento único da Consciência Cósmica, o aspirante atinge a absorção mental total, conhecida como samadhi. Nesse estado, sente-se o êxtase da união transcendental com a Consciência Cósmica.

Os yogis referem-se a essa bem-aventurança cósmica como Anandam. Aí, a mente é libertada de todos os apegos, submergindo na realização bem-aventurada da Consciência Universal.

As práticas de meditação do Tantra Yoga ajudam a controlar e direccionar de forma sistemática a energia mental.

Caso esteja interessado em aprender meditação, contacte-nos.

Leia também a página sobre Iniciação.